Com um PIB real, que deverá atingir 3,2 % neste ano, a taxa de crescimento do Estado da Flórida continua à frente da média dos Estados Unidos, segundo a publicação do último relatório bi-anual da U.S. State Monitor Report from BMO Economics. Ou seja, mais um motivo para quem pensa em comprar imóvel em Orlando e região.
Em 2014, os índices apontaram uma média de 2,7% e o aumento significativo deste ano, de 0,5%, está bastante ligado aos setores imobiliário e do turismo. “O mercado imobiliário continua a se recuperar, as empresas estão contratando em ritmo maior, e crescimento nas indústrias de varejo e relacionados com o turismo tem sido um grande apoio nos últimos anos”, afirma Robert Kavcic, economista sênior da BMO Capital Markets.
O aumento das ofertas de emprego no estado também supera a média do país de forma significativa. As folhas de pagamento crescem ano a ano, com aumento de 3,5% no segundo trimestre de 2015. “Os níveis de emprego estão de volta, acima dos níveis pré-recessão, após uma crise profunda e prolongada”, disse Kavcic.
“A taxa de desemprego continua a diminuir, encerrando o primeiro semestre do ano em 5,5% (dois pontos percentuais abaixo da média nacional). Lembre-se que a taxa de desemprego do Estado era quase dois pontos percentuais acima da média nacional, no auge da recessão”.
O crescimento do mercado imobiliário, na Flórida, alimenta a recuperação do estado, que continua sendo uma das melhores opções para investidores brasileiros. A falta de perspectiva gerada pela situação política e econômica no nosso país é apontada como uma das principais razões da migração de investimentos para aquela região. Além disso, o clima favorável aos brasileiros e o ritmo de vida mais parecido com o nosso contam pontos na hora da escolha.
Outro fator preponderante são os preços dos imóveis, muito abaixo da média do Brasil, de melhor padrão e qualidade. No sonho americano, os brasileiros buscam qualidade de vida e garantia de um futuro promissor, e a hora é agora. Após a crise de 2008, que se refletiu principalmente no mercado imobiliário, os Estados Unidos está novamente em franca expansão e ainda tem preços e taxas de juros que valem muito a pena.
Uma pesquisa recente da Chief Executive Magazine, entre 500 CEOs, apontou o Estado da Flórida como o segundo “Melhor Estado para Negócios” e o primeiro como “Melhor Ambiente para Viver”. O setor industrial e tecnológico também está em expansão e colabora para investimentos no estado.
As cidades de Miami e Orlando são tidas hoje como grandes centros internacionais de negócios. A região vem recebendo investimentos em infraestrutura, como o trem que liga Miami a Orlando, lançando diversos bairros e condomínios residenciais, expansão nos parques da Disney, além de grandes centros esportivos e culturais.
Para quem não quer morar fora e pretende investir com retorno garantido, pode fazer isso com tranquilidade nos Estados Unidos, pois a economia americana ganhou fôlego para os próximos anos e vem superando as expectativas internas e externas.