Uma notícia boa em meio da crise brasileira para quem pensa em investir em imóveis em Orlando. O dólar fechou em baixa nesta sexta-feira (18), pelo terceiro dia consecutivo, chegando a cotação para venda de R$ 3,5817. A moeda norte-americana só esteve abaixo deste valor em agosto de 2015, quando havia fechado em R$ 3,553.
As oscilações se devem à crise política que o Brasil está vivendo, e a queda de 1,96% é devido à expectativa dos investidores de que o governo da Presidente Dilma Rousseff chegue ao final. Nesta semana, a moeda sofreu desvalorização de 0,26%, acumulando baixa de 10,54% no mês e 9,28% no ano.
Analistas financeiros não sabem afirmar com precisão a tendência da moeda, pois isso depende dos rumos da política, que no momento ainda são incertos. A questão política ainda deve levar alguns dias para ser amenizada, uma vez que liminares estão sendo julgadas a favor e contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de assumir o cargo de ministro-chefe da Casa Civil.
O presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (PMDB-RJ), está empenhado em acelerar o processo de impeachment da Presidente Dilma. Além disso, declarações de um dos dirigentes do PMDB, o ex-ministro Moreira Franco, diz que o partido deve romper com o governo na reunião do diretório que vai acontecer no dia 29 de março.
O Banco Central anunciou que vai reduzir a intervenção no mercado de câmbio devido a desvalorização do dólar neste mês de março. Sobre os fatores externos que influenciam a queda da moeda estão a expectativa dos juros nos Estados Unidos terem uma alta mais lenta.
O Federal Reserve, Banco Central Americano, manteve a taxa de juros entre 0,25% e 0,50%. Isso faz com que não haja saída de dólares do Brasil e que o país volte a ser considerado um mercado seguro.
“O mercado continua na toada de que o que é ruim para Dilma, é bom para o mercado”, disse o operador Marcos Trabbold, da corretora B&T, à agência Reuters. Assim, enquanto não se define a situação política, o mercado financeiro continuará com boas expectativas para os investidores. Para quem precisa comprar dólar, o conselho é negociar dia a dia para conseguir estabelecer um bom preço médio.