“Na América, todos são corretos, não há mentiras, não há trambiques como no Brasil”. Na maioria das vezes isso é a pura verdade, mas infelizmente é preciso tomar alguns cuidados antes de se fazer negócios nos Estados Unidos. Alguns destes fatores é se informar sobre as vantagens e desvantagens do Time-Share (ou Propriedades em Tempo Compartilhado).
O que é Time-Share?
Em geral, são apartamentos de 2 dormitórios localizados em Condomínios Resorts com estrutura similar a hotéis. Estes resorts são afiliados a um grande operador mundial que administra propriedades similares no mundo todo. Os maiores são o RCI e o Interval. Na verdade são três contratos em um para o Time-Share.
O primeiro deles é similar a um contrato de compra e venda de Imóvel, onde o comprador adquire uma fração (1/52) do apartamento em sociedade com outros 51 compradores – que ele não conhece.
O segundo contrato regulamenta o direito de usufruto do imóvel, ou seja, define qual porção da renda e/ou da utilização bem cabe a cada comprador. O número de 52 compradores por unidade corresponde ao números de semanas num ano-calendário. Assim, fica fácil atribuir 1 semana para cada proprietário. Se ele quiser usar o apartamento estará a sua disposição, caso contrário, poderá receber os dividendos da locação de sua semana.
O terceiro contrato corresponde à filiação do comprador a um dos Operadores Mundiais de Time-Share que funciona como um Clube de Viagem. Assim, você pode permutar sua semana em Orlando por outra em Paris, por exemplo.
Time-Share é um bom Investimento?
Quase sempre NÃO. Por isso há milhares de pessoas tentando se livrar de suas obrigações e muitos deles não conseguem. Basta visitar o site eBay e ver ofertas de TimeShare por US$ 1,00. O maior motivo da desistência é a constatação que o custo de manutenção anual do título/imóvel é superior (ou muito próximo) ao valor de mercado que se pagaria pelo aluguel de um hotel similar. Além disso, os compradores de Time-Share são obrigados a arcar com a manutenção anual do imóvel, independente se planejam viajar naquele ano.
A indústria de Time-Share é poderosa no mundo inteiro e atraiu até mesmo o interesse de grandes corporações hoteleiras como Hilton, Marriott e Sheraton. Por isso, é um desafio escrever contra este sistema de propriedade em tempo compartilhado e cair no risco de generalização de práticas e conceitos. Portanto, se deseja comprar um Time-Share, avalie bem os pontos levantados neste artigo e compare com o que lhe oferecem. Pode ser que você encontre algum produto vantajoso para você.
Leia também nosso artigo sobre despesa oculta na compra de Imóvel em Orlando