Quem nunca ouviu falar do Ponde de León? A lenda da Fonte da Juventude é algo que transpassa gerações, porque, afinal, quem não procura a eterna juventude, não é mesmo?
Esse é um tema tão famoso que já até inspirou um dos filmes da saga Piratas do Caribe, mais especificamente o Navegando em Águas Perigosas da Disney, o quarto filme da série.
Mas voltando a lenda, vamos nos aprofundar um pouco em sua relação com o nosso querido estado da Flórida nos Estados Unidos!
Você já visitou Fonte da Juventude aqui na Florida?
Ponce de Leon e a Flórida
Juan Ponce de León foi um dos primeiros colonizadores de Porto Rico e foi o primeiro Espanhol a visitar oficialmente a Flórida. No entanto, ele ficou mais conhecido por sua eterna busca da lendária Fonte da Juventude.
Em 1493 Ponce saiu da Espanha rumo à América, acompanhando Cristóvão Colombo em sua segunda expedição. Desembarcou na ilha de Hispaniola, onde hoje é a ilha de São Domingos, colonizando o território.
Com o objetivo de explorar novas terras, Ponce de León chega a Porto Rico, onde foi nomeado governador, em 1508. Com espírito de explorador, descobriu através dos nativos a existência de uma Fonte da Juventude, que ficava ao norte de Cuba, em uma ilha chamada Bimini.
Em 1513 sai em busca das águas rejuvenescedoras. Como a lenda dizia que a fonte ficava em um ambiente paradisíaco (onde também estaria o jardim do Éden), qualquer ilha tropical era digna de ser investigada.
No domingo de Páscoa do mesmo ano, Ponce de León chegou a uma costa e a nomeou “La Florida” por causa das flores de lá. Durante a expedição, ele foi expulso e ferido gravemente por índios nativos, não resistiu e morreu.
Durante a Era dos Descobrimentos, muitos homens saíram em em busca de lugares lendários. Cristóvão Colombo foi um deles: ele afirmou ter encontrado o Jardim do Éden em sua terceira viagem. Outros homens passaram anos na selva amazônica em busca da cidade perdida de “El Dorado”.
Alguns historiadores questionam se Ponce de León chegou a Flórida porque estava a procura da Fonte da Juventude, ou simplesmente porque buscava novas terras como ditava a missão que lhe foi incumbida pelo rei.
Muitos acreditam que o explorador encontrou a fonte na Flórida, região rica em águas minerais, e em sua homenagem foi criado o Parque Nacional da Fonte da Juventude, em Saint Augustine – cidade situada perto de Orlando, e foi a primeira cidade da costa da Flórida a ser colonizada por Espanhóis.
O nome Ponce de Leon ficará para sempre ligado à Fonte da Juventude e ao estado da Flórida…
Se você estiver de férias em Orlando, visite St. Augustine, a cidade é uma gracinha, possui vários restaurantes e diversas opções de passeios para entreter toda a família. Fica apenas 1 hora de distância de Orlando e você pode ainda desfrutar da tão falada Fonte da Juventude!
Para maiores informações como preços e horários de funcionamento, acesse o link: https://www.fountainofyouthflorida.com/visit/