As perspectivas econômicas do Orange County, condado onde estão localizadas muitas das casas à venda em Orlando e região, pela Talent Realtors, são bastante promissoras para 2015. De acordo com o portal Orlando Sentinel, o crescimento local, de longe, supera o restante da Flórida e até mesmo o da nação americana como um todo.
Durante uma reunião pública com empresários locais, o economista Sean Snaith, da University of Central Florida, disse que os municípios de Orlando, Kissimmee e Sanford estão se beneficiando por conta do crescimento da população – que, consequentemente, aquece o setor imobiliário da Flórida -, do turismo, das melhorias urbanas, e dos trabalhos que estão sendo gerados. Tudo isso em um ritmo muito acelerado.
Snaith disse ainda que o crescimento do turismo, antes dominado por empregos de baixa remuneração, continua a superar o de outras indústrias na Flórida Central. Ele também observou que, após os aumentos de dois dígitos nos valores das casas em Orlando em 2012 e 2013, o ritmo abrandou a um dígito em 2014, mantendo os imóveis em Orlando e região a um preço convidativo.
De acordo com estatísticas recentes, estima-se que um terço das vendas de casas em Orlando envolvem investidores de grande porte que compram as propriedades para aluguel, tanto para temporada, como fixo. O desenvolvimento do Orange County, como um todo, é um enorme atrativo para quem quer comprar imóvel próximo à Disney, já que a valorização será ainda maior.
A prefeita do condado, Teresa Jacobs, afirmou recentemente que a região de Orlando se tornou “invejável” para o resto do país em questão de desenvolvimento, citando projetos como o Centro Dr. Phillips de Artes, o SunRail, a reforma do Citrus Bowl e da International Drive. “Por todos os lados, você vê grandes investimentos em nossa comunidade”, disse Jacobs durante a reunião com os empresários.
A prefeita também ressaltou o enorme crescimento do mercado de trabalho na região – em 3,7% em 2013, o que significa mais do que o dobro da média nacional. Uma notícia que ressalta essa evolução local é a inclusão de Orlando na lista do New York Times de top destinos mundiais para se conhecer em 2015. Ou seja, pelo visto o turismo é mesmo um grande responsável por esse crescimento local.
O interessante é que, durante a reunião, o público também ouviu Ken Potrock, da Disney, que frizou bastante a nova campanha da marca para a região. Com o slogan “Orlando. Você não sabe da missa a metade.”, a ideia é desmistificar a ideia de que a cidade só oferece parques como atração.
A região é “bem conhecida, mas mal entendida”, acredita Potrock. Como muitas pessoas desconhecem que existe em Orlando qualquer coisa além do turismo, um dos objetivos principais da campanha é fazer com que as pessoas enxerguem a cidade por um outro ângulo.
Um comercial de 30 segundos, que mostra tomadas de vários pontos da cidade, como o City Medical, a universidade UCF, o SunRail, o Aeroporto Internacional de Orlando, etc, foi produzido para ser exibido pela NBC, ABC e ESPN. A reação inicial foi extremamente positiva, segundo Potrock.
Segundo Ricardo Molina, CEO da Talent Realtors, o desenvolvimento da região só reflete positivamente no mercado imobiliário da Flórida. “Estamos passando por um momento bastante favorável com a venda de imóveis em Orlando; observo que a cidade está mesmo passando por uma transição. Além do turismo em constante crescimento, a cidade está atraindo novos moradores, o que, consequentemente, representa o aumento da oferta de imóveis“, revela o empresário.