Boa notícia para quem quer construir ou comprar casa em Orlando. O mercado de construção civil valorizou cerca de 4,4% no mês de dezembro, entrando o ano de 2015 com boas perspectivas para quem investe no mercado imobiliário. Esse é o maior aumento desde o pico do boom imobiliário há nove anos.
Os construtores fecharam o ano com um aumento de 8,8% a mais de empreendimentos, se comparados à 2013. Foi a primeira vez que a construção civil superou 1 milhão desde 2005, quando os investidores construíram 2,07 milhões de novos lares pelos Estados Unidos. Porém, em 2010, a atividade caiu para 587 mil e a recuperação do mercado se mantinha bem lenta desde então.
Em dezembro de 2014, a construção de casas para famílias pequenas aumentou 7,2%, enquanto o setor de apartamentos menores caiu 0,8%. Os pedidos de licenças de construção caíram 1,9% em dezembro, após um declínio de 3,7% em novembro.
Apesar da recente fraqueza nos alvarás de construção, os economistas preveem bons ganhos na construção civil em 2015. Esse otimismo decorre do aumento dos dados demográficos e de empregos que são esperados para este ano, apostando, principalmente, nos jovens que decidem comprar casas ou construírem.
Segundo a Associação Nacional de Construtores / Wells Fargo, as tendências econômicas mais amplas apontam favoravelmente para as vendas de imóveis futuras. Afinal, a taxa de desemprego nos Estados Unidos caiu para 5,6% em dezembro, sendo considerado o nível mais baixo desde 2008; quase 3 milhões de empregos foram criados no ano passado, o melhor desempenho desde 1999.
Além disso, as taxas de juros de hipotecas permanecer muito perto de valores mínimos históricos. A hipoteca de taxa fixa de 30 anos caiu pela terceira semana consecutiva; dessa vez para 3,66%, o menor nível desde maio de 2013.
Apesar de novas casas representam apenas uma fração do mercado imobiliário, elas têm um impacto grande sobre a economia americana como um todo. Cada casa construída cria uma média de três postos de trabalho por um ano e gera cerca de US $ 90 mil em receitas fiscais, de acordo com dados compilados pelos construtores de imóveis.
“O crescimento da construção civil americana representa um aumento das oportunidades de negócios para quem busca comprar casa em Orlando. Nossa cidade ainda tem muito espaço a ser ocupado por novas residências, resorts e condomínios. Sendo assim, das cidades da Flórida, Orlando é um ótimo atrativo para os investidores”, explica Ricardo Molina, CEO da Talent Realtors.