Nem o aumento do dólar no primeiro semestre do ano foi capaz de reduzir o interesse do brasileiro pelos Estados Unidos. Na lista dos vinte destinos mais populares para os viajantes brasileiros do Hotel Price Index (HPI) da Hoteis.com, Orlando, Nova York e Miami aparecem na ponta, com a última superando Buenos Aires na comparação com o mesmo período de 2014.
O HPI é um relatório periódico de preços de hoteis nos principais destinos do mundo, que monitora a variação dos preços realmente pagos* por acomodação, oferecendo uma valiosa análise das movimentações. Os dados têm como base as reservas feitas por meio do site Hoteis.com em milhares de estabelecimentos no mundo todo.
A lista contou com oito destinos americanos (Orlando, Nova York, Miami, Los Angeles, San Francisco, Lake Buena Vista, Fort Lauderdale e Las Vegas), nove europeus (Paris, Roma, Lisboa, Amsterdã, Barcelona, Madri e Berlim) e quatro latino-americanos (Buenos Aires, Montevidéu, Cancun e Santiago). A única novidade é a da capital alemã, que superou Punta Cana, na República Dominicana, na lista dos 20 primeiros do primeiro semestre de 2015.
Amsterdã, na Holanda, foi o destino que registrou o maior aumento, subiu sete posições no ranking comparado ao primeiro semestre de 2014. Por outro lado, a manutenção ou até o agravamento da desvalorização do real frente ao dólar pode sinalizar uma mudança na liderança da próxima edição, ao acentuar o aumento no valor médio da diária paga pelos brasileiros em hoteis dos destinos norte-americanos, que chegou a 31% em San Francisco no primeiro semestre de 2015.
A alternativa que muita gente está buscando nessa época de aumento de diárias dos hoteis é o aluguel de casa em Orlando, Miami e Nova Iorque, por exemplo. Como é possível dividir a hospedagem com grupos grandes, as tarifas, consequentemente, também caem bastante, sendo pouco ou nada afetados pela crise econômica neste quesito.