Você sabia que nos condomínios de casas em Orlando há estruturas similares aos açudes que encontramos por todo o Nordeste e também outras regiões do Brasil? A Flórida é considerada como o estado tropical dos Estados Unidos onde as praias são paradisíacas com temperaturas agradáveis ao longo do ano, atraindo muitos turistas e investidores. Porém, durante um curto período, o clima é de chuva e algumas tempestades.
Imagine um local como a Amazônia onde chove praticamente todos os dias. Isso também acontece no estado da Flórida por alguns meses, mas a grande diferença entre essas duas regiões está justamente na presença da Floresta Amazônica.
Por ser muito mais urbanizado que a floresta nacional, equipes de operações e manutenção supervisionam aproximadamente 2.200 milhas de canais e 2.000 milhas de diques / bermas, 77 estações de bombeamento e mais de 600 estruturas de controle de água e bueiros. A manutenção preventiva mantém esse vasto sistema de gerenciamento de água pronto para qualquer problema, seja uma típica tempestade de verão, um furacão ou uma seca. Além disso, esse sistema que atende condições e necessidades variadas é essencial para a população, a economia e o meio ambiente do sul da Flórida.
Os sistemas de canais locais (secundários) no sul da Flórida são mantidos e operados por cidades, condados e distritos. Esses sistemas secundários recebem água dos bairros e armazenam o excesso de água ou o transferem para o sistema regional de controle de inundações gerenciado pelo Distrito de Gerenciamento de Água do Sul da Flórida. Mais de 100 distritos de controle e governos locais operam sistemas de canais secundários dentro da região.
Vamos entender um pouco melhor o porquê da necessidade desses reservatórios?
A relação entre os reservatórios de água e as tempestades
No período de maio a outubro, toda a região da Flórida enfrenta praticamente tempestades diárias. Esse é o período chuvoso desse estado.
Toda essa água, se não contida, certamente teria um impacto negativo nas áreas urbanas, ocasionando inundações que poderiam trazer sérios problemas no dia a dia dos moradores e dos turistas.
É aí que entram os reservatórios de água, aqueles feitos pelo homem ou naturais como rios e lagos. Essas estruturas basicamente capturam a água que estão escoando de maiores altitudes.
Essa medida tem ganhado muita popularidade, principalmente perto de áreas em desenvolvimento, como nos condomínios de casas de temporada em Orlando, em estacionamentos e estradas que interligam as cidades do estado da Flórida.
Quanto mais desenvolvimento chega, maior a preocupação com os alagamentos, afinal, essas construções são acompanhadas de mais superfícies impermeáveis como estradas, prédios e calçadas. Sem um local para drenar, essa água se acumularia no meio das cidades, causando prejuízos.
Os dois principais propósitos desses reservatórios são:
- Reter o escoamento de água antes de serem liberados em fluxos similares as condições naturais;
- Remoção de poluentes através da sedimentação no fundo desses reservatórios que são posteriormente absorvidos biologicamente.
Uma situação que pode facilmente tirar a eficiência dos reservatórios é a falta de manutenção. É necessário que a área seja muito bem cuidada, incluindo cortar a grama que cresce nos arredores, uma vez que ela impedirá uma inspeção eficiente. A manutenção é a chave para manter essas áreas livre dos perigos de inundação.
Apesar de a Flórida ser o estado com a maior necessidade de reservatórios de água devido ao seu período chuvoso que pode durar alguns meses, esse é um sistema utilizado por todo os Estados Unidos.
Quem não conhece a necessidade da criação desse tipo de sistema, logo pensa que o objetivo é água para consumo e logo critica essa prática por considera-la um chamariz de mosquitos e outros insetos, afinal, a Flórida é um Estado com características tropicais.
O custo benefício dessa prática fica claro quando o motivo da existência dessas estruturas vem à tona. Algo que pode diminuir esse problema secundário é a utilização de químicos para inibir o desenvolvimento de insetos naquele local. Daí a cor verde ou azul que podem ser encontradas nos lagos de Orlando.
Ao utilizar químicos, a água é completamente contaminada e seu uso é bastante restrito. Muitos condomínios de casas residenciais e de temporada de Orlando utilizam a água do lago para irrigação de gramados.
Além disso, nada impede que esses reservatórios sejam utilizados para diversão, afinal, diversas pessoas fazem isso na Flórida. Inclusive existem sites totalmente voltados a ensinar a construir e manter essas estruturas voltadas a recreação.
Nas áreas rurais também é muito comum encontrar esses sistemas de drenagem, mas com um propósito completamente diferente, desde o apelo estético até mesmo criação de peixes. Também é comum encontrar essas estruturas com foco no fornecimento de água para manter a pecuária.
Esperamos que esse texto tenha sido bastante esclarecedor quanto ao sistema de drenagem utilizado na Flórida. Sempre que pensar em comprar uma casa em Orlando tenha em mente que estará livre de enchentes devido ao sistema de retenção de água utilizado.