Orlando City, o time americano que tem o jogador Kaká como seu embaixador, teve a brilhante ideia de financiar a construção do seu estádio com dinheiro de vistos de residência para brasileiros nos Estados Unidos.
Para facilitar a emissão do green card, o tão sonhado visto permanente naquele país, o time usa um programa especial do governo americano, o EB5, também conhecido como “visto de investidor”, que facilita a emissão da documentação. Foi uma forma de arrecadar dinheiro para acelerar as obras do campo e ajudar os brasileiros que têm planos de migrar para os Estados Unidos, uma vez que o visto permanente é um documento muito difícil de ser obtido.
Os interessados precisam ter dinheiro para o investimento, pois para participar deste programa é necessário investir pelo menos US$ 500 mil em projetos naquele país, que gerem emprego para, no mínimo, 10 pessoas. Assim, as autoridades americanas concedem o visto permanente.
Para quem está em busca de realizar o sonho de ter uma vida com a família fora do Brasil, essa é uma grande oportunidade. Tem-se notícia que dois terços das cotas já foram negociadas. Além disso, os novos moradores terão assentos permanentes e ingressos extra para os jogos, quando o estádio estiver em funcionamento.
O programa EB5 já existe há 10 anos, mas recentemente foi destacado para brasileiros. Na América do sul, 14 mil vistos já foram emitidos, sendo que apenas 440 foram para o Brasil. O advogado Gonzalo Jordan, especialista em imigração, que desenvolveu o programa de cotas para a construção do estádio do Orlando City, achou o momento propício para lançar a novidade, por conta da situação econômica e política que passa o país.
Os investidores que aderiram ao programa, definem sua decisão como um investimento para brasileiros insatisfeitos. É uma oportunidade de negócio como outra qualquer e uma maneira VIP de migrar para os Estados Unidos – ter participação acionária num estádio na Flórida.
Kaká no Orlando City
O craque brasileiro, eleito em 2007 como Melhor Jogador do Mundo da FIFA, tem uma carreira brilhante com diversas convocações para a Seleção Brasileira Principal.
Foi protagonista de muitas vitórias pelo São Paulo F.C., passou pelo time italiano Milan, pelo espanhol Real Madrid, e, desde 2014 assinou contrato com o Orlando City Soccer Club, por três temporadas. O camisa 10 do time, é uma das principais estrelas da MLS (Major League Soccer), principal campeonato de futebol dos Estados Unidos e Canadá.
O futebol de campo nos Estados Unidos tem crescido muito, apesar da MLS ter sido fundada em 1996, o campeonato já está se tornando bastanre popular. O time de Kaká tem um sucesso comercial notável. O Orlando City lota os estádios em suas temporadas de jogos, tendo uma média de público para todos os jogos do time, maior do que a do Campeonato Brasileiro.