Um importante fator de decisão para comprar casa em Orlando tem a ver com a época em que foi construída. Tanto a arquitetura quanto os recursos disponíveis nela devem ser analisados pois tem relação direta com o objetivo da compra.
Casas mais antigas, por exemplo, não são uma boa opção para quem deseja ganhar dinheiro com aluguel de temporada, porém, podem representar um bom negócio para quem deseja morar. Outra situação é que, muitas vezes, o preço que se paga pela casa não tem relação direta com a qualidade da construção e dos acabamentos, mas sim com o local escolhido.
Extraímos do livro Como Ganhar Dinheiro com Vacation Homes, de Ricardo Molina, as 3 principais gerações de casas à venda em Orlando.
1º Geração (1980-1990)
As casas construídas entre 1980 e 1990 são predominantemente térreas. Em geral, são mais funcionais, sem muitos elementos arquitetônicos. Os terrenos são grandes com fachadas largas, porém com pé-direito baixo e janelas pequenas. Outra característica, por serem mais antigas, é a baixa eficiência energética. Nota-se também baixo padrão de acabamento como uso de fórmica, piso de vinil e carpete, além de eletrodomésticos brancos.
2º Geração (1990-2004)
Nas construções concluídas entre 1990 e 2004 há a predominância de sobrados para aproveitamento da área, já que os terrenos são menores. Em relação à geração anterior foi mantido o baixo padrão de acabamento, janelas pequenas e poucos elementos arquitetônicos, mas com a introdução de alguns recursos novos, como piso cerâmico, por exemplo. Durante este período surgem os condomínios estilo resort com controle de acesso 24 horas e completa estrutura de lazer. Como complemento, muitas casas possuem piscina privativa com tela de proteção. Nota-se, neste período um pequeno avanço na eficiência energética. Além de diversos condomínios, bairros como o conceituado Celebration, foram inaugurados neste período.
3º Geração (2004 em diante)
A partir de 2004, presenciamos uma verdadeira revolução tecnológica que impacta, principalmente, em um alto índice de eficiência energética para atender as exigências das autoridades. Nota-se a adoção de elementos arquitetônicos mais elaborados na fachada e plantas com ambientes integrados e amplos. O acabamento, agora, de melhor qualidade faz uso de granito, pisos cerâmicos, pisos de madeira e gabinetes altos. Resultado de um mercado mais competitivo e do crescimento dos alugueis de temporada, quase todas as casas contam com piscina privativa. Os novos condomínios resorts das regiões de Kissimmee e Davenport, por exemplo, possuem casas com estas características.
A escolha de uma casa em Orlando envolve diversos fatores. Por isso, é indispensável ter um corretor de imóveis capacitado e conhecedor deste mercado. Mais informações sobre como comprar casa em Orlando, você encontra em nosso e-book gratuito.