Para quem possui imóveis em Orlando, quer comprar casas na Flórida ou pensa em passar uma temporada em Orlando, existem regras pertinentes sobre coleta de lixo que, se não cumpridas, podem até resultarem em pequenas multas, como; não separar os tipos de lixo em suas devidas lixeiras demarcadas com cores ou até mesmo não retirar a lixeira na calçada em dia fora de coleta.
Nos condomínios, as datas de coleta de lixo de Orlando possuem datas diferentes de acordo com a gerência, mas o sistema de separação são os mesmos. Apesar do sistema ser altamente sustentável e fazer parte da cultura dos americanos, sempre surgem dúvidas de quais lixos fazem parte das divisões (orgânico, reciclável e livre), para os brasileiros que residem, compram ou alugam imóveis em Orlando.
Tipos de lixo – Aprenda a separar seu lixo corretamente
1 – Lixo Reciclável (lixo inorgânico) – Cor Azul
Materiais: São aqueles que podem ser reutilizados (como plásticos, metais e alumínios, vidro, etc) voltando a sua forma original ou retornado como outro tipo de material para uma outra finalidade.
Exemplos: Garrafas de refrigerante, garrafas de água, vidros, sacos plásticos, embalagens de comida, papelão, isopor.
Dicas: Para auxiliar o processo de reciclagem, os lixos devem sempre estarem secos (sem umidade). É importante lavar os matérias, tirando os resíduos de alimentos (como restos de comida, gordura e liquído), pois acabam atraindo ratos e baratas que podem transmitir doenças.
2 – Lixo não Reciclável (lixo orgânico) – Cor Marrom
Materiais: São aqueles que não podem ser reutilizados (de origem animal ou vegetal) para o seu estado original ou para outra funcionalidade.
Exemplos: Restos de alimentos, folhas, sementes, restos de carne e ossos, papéis.
Existem outros tipos de lixos vindo do metal, plástico, papel e vidro que são considerados não recicláveis como:
Metais: esponjas de aço, latas de tintas, pilhas.
Plásticos: isopor, adesivos, espuma, acrílicos, cabos, tomadas
Papel: guardanapos engordurados, adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, papel toalha, papel higiênico, fotografias.
Vidros: espelhos, cerâmicas, louças, lâmpadas, soluções em medicamentos, cristal.
Dica: Para diminuir a quantidade de lixo orgânico, trituradores de resíduos podem ser bem úteis. É muito comum existir nas casas americanas.
3 – Lixo Livre - Cor Verde
Materiais: Plantas, gramas, galhos
Este tipo de coleta não tem um dia especifico e pode ser colocado em qualquer dia da semana para retirada.
Trabalhar com separação de lixo é algo que já existe no Brasil, mas é algo que os americanos que vivem em Orlando e em outros Estados já praticam há muito tempo. O método não é usado em alguns tipos de residências, mas em diversos imóveis em Orlando, como nos condomínos, é uma prática comum.
Seguindo das regras de coleta, nenhum morador se prejudica. É importante ressaltar que multas são enviadas aos moradores que infringirem algumas regras. Em 2012, O portal G1 fez uma matéria sobre isso (leia aqui).